O Programa de Certificação Fator Verde da Prefeitura Municipal de Fortaleza, é opcional e tem como objetivo incentivar a utilização de metodologias, produtos e/ou sistemas construtivos sustentáveis, bem como ações ambientais, destinadas à redução do impacto socioambiental e consequente melhoria da qualidade de vida urbana e meio ambiente. São diferentes critérios divididos no Fator Cidade Sustentável; Fator Ambiental Saudável; Fator Energético; Fator Hídrico; Fator Materiais e Resíduos; Fator Social.

A Certificação possui 4 níveis: Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Para garantir qualquer qualquer um dos níveis da certificação, o requerente deverá atender aos critérios estabelecidos, presentes no Manual de cada categoria.

Para adesão da Certificação Fator Verde de Parcelamento do Solo e Construção Civil o requerente deverá entrar com a pré-certificação atendendo todos os documentos solicitados nos respectivos Manuais. O empreendimento terá status de Pré-certificado e somente terá destaque para os níveis bronze, prata, ouro ou diamante na Certificação Final.

A Certificação Final do Fator Verde será emitida na conclusão da construção do empreendimento. O requerente deverá atender, no mínimo, todos os 12 critérios obrigatórios, obtendo o nível bronze. Os níveis prata, ouro e diamante serão determinados em função da análise e aprovação dos critérios opcionais mínimos correspondentes de cada nível.

FATOR VERDE – PARCELAMENTO DO SOLO

O Programa de Certificação Fator Verde para parcelamento do solo sustentável da Prefeitura de Fortaleza pode ser aplicado no uso residencial, comercial, misto ou institucional, no setor público ou privado. O parcelamento do solo contemplará as fases desde o projeto até a implantação da edificação.

Verifique aqui os documentos necessários - Pré-Certificação Parcelamento do Solo
Verifique aqui os documentos necessários - Certificação Parcelamento do Solo

FATOR VERDE – CONSTRUÇÃO

O Programa de certificação para construções sustentáveis da Prefeitura de Fortaleza pode ser aplicado no uso residencial, comercial, misto ou institucional, no setor público ou privado. Esta certificação atende as construções e grandes reformas de intervenções construtivas significativas na envoltória, sistema de estrutura e instalações prediais que visem a sustentabilidade da edificação.

Verifique aqui os documentos necessários - Pré-Certificação Construções
Verifique aqui os documentos necessários - Certificação Construções

FATOR VERDE – ATIVIDADES

O Programa de certificação para atividades da Prefeitura de Fortaleza pode ser aplicado no uso residencial, comercial, misto ou institucional, no setor público ou privado. Esta certificação visa avaliar as atividades sustentáveis realizadas em edificações residenciais ou empreendimentos.

Verifique aqui os documentos necessários - Certificação Atividades

FATOR VERDE - PRODUTOS

O Programa de certificação para Produtos Sustentáveis da Prefeitura de Fortaleza é aplicado aos produtos desenvolvidos de forma a minimizar os impactos ambientais de sua fabricação. São conceituados assim, pois em seu processo de fabricação causam menor impacto ambiental em seu procedimento de transformação da matéria(s) prima(s) utilizada(s), e que também utilizem as matrizes energéticas de origem renovável para a transformação e, em muitos casos, considerando até mesmo a utilização do tipo de embalagens na qual ele é vendido.

Verifique aqui os documentos necessários - Certificação Produtos

Protocole aqui o seu Processo

Etapas do serviço:

Apresentação:

Certificação Fator Verde

Certificações:

Empreendimentos pré-certificados

Outras informações sobre a aplicação do(s) serviço(s) acima podem ser obtidas por meio de atendimento virtual agendado (videoconferência ou mensagem) no setor de Pré-Análise. Agende seu atendimento com 24h úteis de antecedência da data que deseja ser atendido.