Os serviços públicos dependem de um envolvimento direto dos cidadãos para serem bem realizados, efetivos e com economia de recursos. Neste sentido, a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente - Seuma disponibiliza os seguintes canais de atendimento:

 

fortaleza online

Sistema de licenciamento municipal inédito, inovador e pioneiro em todo o Brasil, que qualifica o ambiente de negócios, simplificando e desburocratizando os processos administrativos ao disponibilizá-los de forma on-line. Sendo eficiente, ao garantir que 90% das licenças sejam emitidas de forma imediata ou em até 30 minutos, quando necessário pagamento de taxa.

 licenciamento digital

Virtualiza os serviços prestados pela Seuma, ainda não disponíveis no Licenciamento Digital Autodeclaratório. É possível protocolar e acompanhar, via internet, os processos de competência desta Secretaria. Por meio do Licenciamento Digital com Análise Documental também é possível: responder às notificações, agendar reunião virtual, quando o processo estiver notificado e realizar o download do documento final emitido que contará com um QRCode em substituição das assinaturas.

 

pre analise

Atendimento ao cidadão que deseja informações sobre como solicitar qualquer serviço prestado pela Seuma. De forma presencial ou virtual, o cidadão apresenta sua necessidade e um servidor público tira as dúvidas e/ou indica o melhor processo a ser protocolado, orientando como proceder.

É possível solicitar um atendimento na Pré-Análise de segunda à quinta-feira, de 08h às 11h30min (confira o calendário de atendimento): o cidadão deve fazer o agendamento indicando o tipo de atendimento - virtual (através de videoconferência ou mensagem) ou então atendimento presencial que acontece por ordem de chegada (na Avenida Dep. Paulino Rocha, 1343 – Cajazeiras), de acordo com assunto: no Núcleo de Atendimento ao Cidadão – Nac, no Shopping Del Paseo, o atendimento é realizado por ordem de chegada de segunda a sexta de 10:00 as 17:30.

Caso necessite, o cancelamento do agendamento deve ser realizado em até 3 horas antecedentes ao atendimento. 

Em caso de dúvidas em relação aos agendamentos como acesso aos links, horários, dentre outros, temos atendimento através do telefone 85 99126-8341 (Whatsapp).

 

central atendimento

Central de Atendimento Seuma conta com os serviços de Autoatendimento (o “Posso Ajudar?”) – que guia o cliente, em atendimento presencial, no uso dos serviços online/digital e de Call Center, quando esclarecimentos quanto aos procedimentos relativos ao protocolo da solicitação dos licenciamentos online Licenciamento Digital Autodeclaratório e Licenciamento Digital com Análise Documental são fornecidos.

Outras informações: (85) 3452.6900, (85) 3452.6922.

 

ouvidoria

As manifestações direcionadas à Seuma (solicitação, sugestão, reclamação, elogio, denúncia) devem ser protocoladas de forma online no Sistema de Ouvidoria Digital*, da Prefeitura Municipal de Fortaleza. A plataforma online permite abrir e acompanhar suas manifestações de forma 100% virtual. 

 *Você será redirecionado a OUVIDORIA DIGITAL, Sistema de Protocolo das Manifestações de Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Fortaleza: .

 

monitoramento

Após a emissão das licenças, há o monitoramento para verificação das informações e documentos inseridos, caso seja identificada divergências ou inconsistências na licença, a mesma será notificada (a notificação é enviada para os emails dos requerentes da licença e do responsável legal) para que sejam sanadas as pendências apontadas, caso tenha duvidas a cerca da notificação é possível marcar agendamento com o analista para maiores esclarecimentos.