Os serviços públicos dependem de um envolvimento direto dos cidadãos para serem bem realizados, efetivos e com economia de recursos: neste sentido, a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente - Seuma disponibiliza os seguintes canais de atendimento:

fortaleza online

Sistema de licenciamento municipal inédito, inovador e pioneiro em todo o Brasil que qualifica o ambiente de negócios, simplificando e desburocratizando os processos administrativos ao disponibilizá-los de forma on-line. Sendo eficiente, ao garantir que 90% das licenças sejam emitidas de forma imediata ou em até 30 minutos, quando necessário pagamento de taxa.

licenciamento digital

Virtualiza os serviços prestados pela Seuma, ainda não disponíveis no Fortaleza Online, é possível protocolar e acompanhar, via internet, os processos de competência desta Secretaria. Por meio do Licenciamento Digital também é possível: responder às notificações, agendar reunião virtual, quando o processo estiver notificado e realizar o download do documento final emitido que contará com um QRCode em substituição das assinaturas.

Dúvidas Frequentes Licenciamento Digital Seuma

pre analise

Atendimento ao cidadão que deseja informações sobre como solicitar qualquer serviço prestado pela Seuma: de forma presencial ou virtual, o cidadão apresenta sua necessidade e um servidor público tira as dúvidas e/ou indica o melhor processo a ser protocolado, orientando como proceder. A Pré-Análise acontece de segunda à sexta-feira, de 08h às 11h30min (confira o calendário de atendimento), o cidadão deve fazer o agendamento para o atendimento virtual (através de videoconferência ou mensagem) ou presencial (na Avenida Dep. Paulino Rocha, 1343 – Cajazeiras; e no Núcleo de Atendimento ao Cidadão – Nac, no Shopping Del Paseo). O cancelamento do agendamento deve ser realizado em até 3 horas antecedentes ao atendimento.
Esse guia vai te ajudar na pré-análise, clique aqui.

ouvidoria

Canal de atendimento ao cidadão (cliente/usuário dos serviços Seuma) que deseja apresentar suas sugestões, elogio, reclamação, solicitação e sugestão sobre os serviços prestados, solução insatisfatória, mau atendimento ou que entenda que seus direitos não foram garantidos.

Se tem processo no DATAGED clique aqui