Os serviços públicos dependem de um envolvimento direto dos cidadãos para serem bem realizados, efetivos e com economia de recursos: neste sentido, a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente - Seuma disponibiliza os seguintes canais de atendimento:

fortaleza online

Sistema de licenciamento municipal inédito, inovador e pioneiro em todo o Brasil que qualifica o ambiente de negócios, simplificando e desburocratizando os processos administrativos ao disponibilizá-los de forma on-line. Sendo eficiente, ao garantir que 90% das licenças sejam emitidas de forma imediata ou em até 30 minutos, quando necessário pagamento de taxa.

licenciamento digital

Virtualiza os serviços prestados pela Seuma, ainda não disponíveis no Fortaleza Online, é possível protocolar e acompanhar, via internet, os processos de competência desta Secretaria. Por meio do Licenciamento Digital também é possível: responder às notificações, agendar reunião virtual, quando o processo estiver notificado e realizar o download do documento final emitido que contará com um QRCode em substituição das assinaturas.

Dúvidas Frequentes Licenciamento Digital Seuma

pre analise

Atendimento ao cidadão que deseja informações sobre como solicitar qualquer serviço prestado pela Seuma: de forma presencial ou virtual, o cidadão apresenta sua necessidade e um servidor público tira as dúvidas e/ou indica o melhor processo a ser protocolado, orientando como proceder.

É possível solicitar um atendimento na Pré-Análise de segunda à sexta-feira, de 08h às 11h30min (confira o calendário de atendimento): o cidadão deve fazer o agendamento indicando o tipo de atendimento - virtual (através de videoconferência ou mensagem) ou presencial (na Avenida Dep. Paulino Rocha, 1343 – Cajazeiras; e no Núcleo de Atendimento ao Cidadão – Nac, no Shopping Del Paseo).

Caso necessite, o cancelamento do agendamento deve ser realizado em até 3 horas antecedentes ao atendimento.

Havendo dúvidas, esse guia vai te ajudar com outras informações: clique aqui.

ouvidoria

As manifestações direcionadas à Seuma (solicitação, sugestão, reclamação, elogio, denúncia) devem ser protocoladas de forma online no Sistema de Ouvidoria Digital*, da Prefeitura Municipal de Fortaleza. A plataforma online permite abrir e acompanhar suas manifestações de forma 100% virtual.

*Você será redirecionado a OUVIDORIA DIGITAL, Sistema de Protocolo das Manifestações de Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Fortaleza: .