Os serviços públicos dependem de um envolvimento direto dos cidadãos para serem bem realizados, efetivos e com economia de recursos. Neste sentido, a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente - Seuma disponibiliza os seguintes canais de atendimento:
CENTRAL DE ATENDIMENTO SEUMA
Entre em contato com a Central de Atendimento para esclarecer dúvidas gerais.
Exemplos de dúvidas gerais: Como faço para acompanhar meu processo que está em análise?; Como protocolo processo de uma Consulta de Adequabilidade que teve como resultado "Necessita Análise"?; Minha licença foi caçada, como proceder?; Preciso de ajuda para emitir uma certidão imobiliária, entre outras.
- Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA):
Endereço: Avenida Dep. Paulino Rocha, 1343, bairro Cajazeiras.
Horário: segunda a sexta de 8:00 às 17:00 (O atendimento é realizado para as pessoas que ingressarem na SEUMA até às 16:30)
Contatos: (85) 99126-8341 (ligação e mensagem de whatsapp) / 3452-6922 e 3452-6900 (ligação) / E-mail: atendimento.seuma@seuma.fortaleza.ce.gov.br
- Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC):
Endereço: Subsolo 01 do Shopping Del Paseo, Av. Santos Dumont, 3131, bairro Aldeota.
Horário: segunda a sexta de 10:00 às 17:30
Contato: (85) 3456-3354
PRÉ-ANÁLISE
Este é o canal de dúvidas específicas, disponível para o cidadão que busca esclarecimentos ANTES de emitir uma Licença. É possível solicitar em um dos formatos abaixo:
- Virtual (videochamada ou mensagem de texto): O cidadão deve fazer o agendamento, com no mínimo 1 (um) dia útil de antecedência. Caso necessite cancelar seu agendamento, siga as instruções do e-mail de confirmação.
- Presencial (Avenida Dep. Paulino Rocha, 1343, bairro Cajazeiras): Realizado por ordem de chegada, de acordo com assunto, de segunda a quinta-feira, de 8h às 11h30min.Confira o calendário de atendimento presencial baixo:
FALE COM O LICENCIAMENTO DIGITAL
O "Fale" é o canal de atendimento indicado para quando o cidadão deseja se comunicar através de mensagem de texto, com a possibilidade de anexar imagens e outros documentos. Por aqui é possível sanar dúvidas sobre sistema do Licenciamento Digital, cadastro e licenças emitidas.
Importante: Para abrir um "Fale", é preciso que você tenha um login no Portal SEUMA ou no Fortaleza Digital e esteja logado nele.
*Você será redirecionado para a plataforma do LICENCIAMENTO DIGITAL. No primeiro acesso, realize seu cadastro no FORTALEZA DIGITAL.
* Dúvidas sobre licenças que estão em processo de análise podem ser sanadas no Licenciamento Digital Com Análise na aba "Mensagem". Caso seu processo seja notificado, na aba "Dados do Processo" será habilitado o botão "Agendamento" para que você possa agendar uma videochamada diretamente com o analista.
OUVIDORIA
As manifestações (solicitação, sugestão, reclamação, elogio ou denúncia) direcionadas à SEUMA podem ser protocoladas em um dos canais abaixo:
- Sistema de Ouvidoria Digital. A plataforma online da Prefeitura Municipal de Fortaleza permite abrir e acompanhar suas manifestações de forma 100% virtual.
- E-mail: ouvidoria.seuma@seuma.fortaleza.ce.gov.br
- Telefone (apenas ligação): 98890-9971
GUICHÊ VIRTUAL
Através deste canal de comunicação a Seuma oferece atendimento individualizado, online, ao vivo e sem necessidade de agendamento prévio.
O serviço está disponível de segunda a sexta-feira das 8:30h as 12:00h e das 13:00h as 16:30h.