Estando conscientes do grande desafio que acompanha as mudanças climáticas nas cidades da América Latina, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) firmaram com a União Européia, um convênio de Facilitação de Investimentos para a América Latina (LAIF), que deu origem à iniciativa “Ciudades y Cambio Climático en América Latina”. Este convênio tem como objetivo a promoção do desenvolvimento de cidades com baixa emissão de carbono e resiliente às mudanças climáticas. Fortalecendo a sensibilização dos governos locais às mudanças climáticas e auxiliando na identificação e financiamento de projetos urbanos com co-benefícios climáticos.

Em Fortaleza, o programa “Ciudades y Cambio Climático” teve o objetivo de estabelecer o Índice de Risco às Mudanças Climáticas na cidade de Fortaleza, considerando suas particularidades territoriais; e seu Plano de Adaptação, que identifica medidas concretas de adaptação, para reduzir a vulnerabilidade e aumentar a capacidade de resposta do município frente aos eventos extremos oriundos das mudanças climáticas aos quais verificou-se que a cidade está exposta.

A construção dos documentos, Índice de Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas (IVCC) e Plano de Adaptação de Fortaleza, foi realizada por equipe técnica composta por consórcio de 3 empresas. O processo de priorização das ações foi realizado de forma participativa, por meio de validação com mesa técnica formada por especialistas e representantes dos órgãos direta e indiretamente relacionados à temática em questão, organizações não governamentais, representantes da comunidade acadêmica e oficinas envolvendo as comunidades de áreas distintas do território de Fortaleza como instância de participação da sociedade civil.

Cadernos que compõem o conjunto do Índice de Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas e  Plano de Adaptação de Fortaleza:

01. Sumário Executivo
02. Índice de Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas
03. Plano de Adaptação
04. Caderno de Validação
05. Caderno de Anexos
06. Caderno de Subsídios - Parte I
07. Caderno de Subsídios - Parte II
Metodologia aplicada no Projeto "Ciudades y Cambio Climatico"