A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) é uma autarquia municipal, criada pela Lei Complementar nº 190, de 22 de dezembro de 2014, e tem como como finalidade básica “implementar a política de fiscalização urbana municipal, em consonância com a política
governamental e em estrita obediência à legislação aplicável”. Sua
gestão integrada assegura que o ciclo completo da fiscalização (planejamento, gerenciamento, execução, processamento e monitoramento) seja realizado de forma coerente e organizada.

Para fortalecer o planejamento urbano, a convivência pacífica e o desenvolvimento sustentável de Fortaleza, a Agefis faz fiscalizações planejadas e apura denúncias sobre obras e construções; higiene e conservação das edificações; uso e ocupação indevidos das propriedades e dos espaços públicos como ruas, calçadas, passeios, praças e praias; autorização e regular funcionamento das atividades econômicas; autenticidade e regularidade de licenças, alvarás, concessões, autorizações e permissões; realização de eventos com público; danos e poluição ao meio ambiente (sonora, hídrica, do solo, do ar); maus tratos contra animais; descarte irregular de resíduos sólidos; vigilância sanitária; defesa do consumidor; e proteção ao patrimônio histórico-cultural.

MISSÃO

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) tem como missão assegurar o cumprimento das normas legais que regem a vida urbana para promover a convivência harmônica e equilibrada entre as pessoas e a cidade de Fortaleza.

VISÃO

A visão da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) é ser uma instituição referência na fiscalização que garante a harmonia nas relações urbanas na cidade de Fortaleza.

VALORES

Ética, unidade, inovação, autonomia, efetividade, proatividade, transparência e sustentabilidade.

Para fazer uma denúncia, você pode utilizar o canal de sua preferência:

1. Denúncia Web, clique aqui;

2. Chamada telefônica, ligue gratuitamente para o número 156;

3. Aplicativo Fiscalize Fortaleza (Android), clique aqui:

4. Aplicativo Fiscalize Fortaleza (iOS), clique aqui.

Se você recebeu um auto de infração ou uma notificação e deseja saber como pode se regularizar, clique aqui.

Se deseja apresentar reclamações, críticas, elogios, dúvidas e sugestões, entre em contato com a Ouvidoria da Agefis, clique aqui.

O atendimento presencial é realizado, em dias úteis, nos seguintes endereços, das 8h às 16h30:

Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis - Sede)

Rua Francisco José Albuquerque Pereira, 1020 - Cajazeiras. CEP 60.864-520

Tel: (85) 3452-6927 / 3487-8532