Apoiada pelo conceito de ação local para impactos globais, a Prefeitura Municipal de Fortaleza estabeleceu um importante passo em diagnosticar o espaço atmosférico da capital cearense através do Monitoramento da Qualidade do Ar. A Estação Móvel de Qualidade do Ar (EMQAR), registra continuamente, hora a hora, 24 horas por dia, as concentrações de diversos parâmetros de qualidade do ar e meteorologia.

O projeto, iniciado em 2020, realizou até hoje o monitoramento contínuo das alterações das condições atmosféricas e parâmetros meteorológicos de corredores de transportes e terminais de ônibus de Fortaleza. Em 2023, a EMQAR monitorou a qualidade do ar, por um período de três meses, em locais que possuem grande fluxo de veículos e pessoas no município de Fortaleza, sendo: três terminais de ônibus (Terminal do Papicu, Terminal do Siqueira e Terminal da Messejana) e um corredor de ônibus (Avenida Deputado Paulino Rocha).

Por fim, vale destacar ainda, o lançamento da política de vigilância da qualidade do ar em maio de 2023. Com a política, a capital cearense, que antes contava apenas com a Estação Móvel de Qualidade do Ar (EMQAR) da SEUMA, passou a contar com uma rede de 25 monitores de baixo custo, ampliando a rede de monitoramento da qualidade do ar do município.

 

Dados detalhados de qualidade do ar (escala horária)

Estação de Monitoramento da Qualidade de Ar – EMQAr

Índice de Qualidade do Ar – IQA

Relatórios de Monitoramento

Legislações

Painel do Monitoramento da Qualidade do Ar

 

Outras Informações: 

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8hs às 12hs 

Área responsável:
Coordenadoria de Políticas Ambientais – CPA
Célula de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas - CECLIMA
(85) 3452-6920