O Zoológico Municipal Sargento Prata é um parque público administrado pela Prefeitura por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor). Junto ao Horto Florestal Municipal Falconete Fialho e a Lagoa do Passaré, compõe o Parque Passaré - um refúgio verde em plena zona urbana com mais de 8 hectares.

Mantém em seu plantel mais de 180 animais de 56 espécies oriundas do tráfico e que não tem condições de serem reintroduzidas na natureza. O equipamento segue todas as normas estabelecidas pelos órgãos ambientais e a exposição das espécies tem a função de conscientizar a população a respeito da conservação das espécies de animais, independente de quais sejam, mantendo viva a biodiversidade. O macaco-prego, a arara vermelha, o tucano e felinos como a onça parda, o gato mourisco e a jaguatirica são algumas das espécies que podem ser vistas por lá.

Os animais do Sargento Prata são monitorados por uma equipe multidisciplinar composta por biólogo, zootecnista e médica veterinária, além dos tratadores. São realizadas consultas preventivas, higiene regular, e a alimentação é preparada de forma balanceada, respeitando a natureza e as preferências de cada espécie.Todos os recintos são sinalizados com placas que trazem as informações dos animais, o nome científico e a distribuição geográfica.

Seu corpo técnico realiza um trabalho de excelência, aliando o bem-estar dos animais do plantel à proposta de educação ambiental, que é função de um zoológico, à pesquisa e à conservação das espécies. Tudo isso sem deixar de oferecer à população uma área de lazer e contato com a natureza que agrada crianças e adultos.

Enriquecimento ambiental

O trabalho de enriquecimento ambiental realizado no espaço baseia-se na inserção de estímulos no ambiente do animal com o objetivo de imitar as situações que aconteceriam em vida livre e podem ser dos tipos físico, sensorial, cognitivo, social ou alimentar.

São utilizados estímulos sensoriais como balanços e o paisagismo de cada recinto é pensado de acordo com as necessidades das espécies, são feitos refúgios e ponto de fuga ou sombra e também são usadas técnicas de enriquecimento nutricional.

Todo o trabalho de enriquecimento feito atualmente no espaço é monitorado por profissionais qualificados e fundamenta-se nas chamadas cinco liberdades animais que devem ser avaliadas: livre de sede, fome e má nutrição; livre de dor, ferimentos e doença; livre de desconforto; livre para expressar seu comportamento natural; e livre de medo e de estresse.

Parcerias

O espaço mantém parceria com universidades e faculdades que fazem pesquisas científicas e auxiliam na realização de exames dos animais. Os alunos destas instituições podem pesquisar e usufruir da estrutura física do Parque desde que estejam supervisionados por um profissional.

Animais abrigados no Zoológico

O Zoológico recebe apenas animais que estejam em situação de vulnerabilidade, ameaça de extinção e incapazes de retornar ao seu hábitat; já que a conservação de espécies vulneráveis e ameaçadas é uma das premissas de um zoológico.

Todos os animais que chegam ao Zoológico Municipal passam por uma avaliação de saúde, que inclui exames ambulatoriais e raio-x, viabilizados por clínicas e entidades parceiras, vermifugação, acompanhamento nutricional com planejamento de dieta balanceada e acurada análise dos hábitos de cada indivíduo. Só após estes procedimentos, o animal é colocado em um recinto que atenda às suas necessidades biológicas.

Fauna livre

O Sargento Prata também possui amplo passeio, área para piqueniques e duas lagoas que abrigam parte da fauna livre local, que também atrai muitos visitantes e proporciona outro tipo de experiência aos usuários, que podem levar binóculos e câmeras fotográficas para contemplarem estes animais. Iguanas, soins, cágados e aves como socó-boi, carcará, o anu-preto, galo campina e canário-da-terra, são facilmente observáveis vivendo livres tanto no Zoológico como em outras áreas do Parque Passaré.

O equipamento tem entrada gratuita mas está temporariamente fechado à visitação pública.

Endereço: Avenida Prudente Brasil, 685 - Passaré

Contato: zoosargentoprata@gmail.com