O Horto Municipal Falconete Fialho, localizado no Parque Ecológico do Passaré, possui uma área de 11,5 hectares de muito verde. No espaço, são cultivadas mais de 275 espécies vegetais, entre elas, mudas florestais, frutíferas, ornamentais e típicas da caatinga.

Administrado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza – URBFOR, o Horto é responsável pelo fornecimento das plantas para compor o paisagismo de ruas e avenidas de Fortaleza, dentro de um programa permanente de plantio de árvores na cidade.

O espaço ainda conta com uma horta de plantas medicinais, com o cultivo de diversas espécies, sendo as mais conhecidas, a cidreira, o boldo e o capim santo, utilizados para fazer chás caseiros. Além dos canteiros, também há árvores de grande porte com efeitos medicinais como a aroeira e o cumaru.

Diante da diversidade de espécies, o Horto é procurado por estudantes de escolas e até de universidades como um espaço de conhecimento e fonte de pesquisa sobre a flora brasileira.

Horto Municipal Falconete Fialho

Local: Parque Ecológico do Passaré