Aguinaldo José de Aguiar

Participo da coordenação do Movimento Pro Parque Rachel de Queiroz e desde os anos de 1990 contribuo com o debate e com minha atuação sobre a necessidade da preservação das áreas verdes e os recursos hídricos da Cidade tendo participado ativamente da luta vitoriosa pela criação oficial do Parque Rachel de Queiroz, em janeiro de 2014.
Como sócio e diretor da Associação Comunitária dos Bairros Ellery, Monte Castelo e Adjacentes(ACBEM), participantes de Movimentos Culturais, como o Bloco Sai na Marra, e quando diretor da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, contribuo com o debate sobre a importância do Movimento Comunitário (associações de moradores) e popular incluir em suas pautas a defesa do meio ambiente.
Morando em Fortaleza desde o ano de 1978, me acho em condições de participar do processo da Conferência e também me candidatar para a tarefa de Delegado.

 

Alynne Jhessyca Rodrigues Pereira

Sou conhecida como Alynne Rodrigues e atuo no controle social e na educação ambiental. Hoje acadêmica de Direito pela FAS. Tenho formações na área de Gestão Rural no SENAR/MT. Passei um período em contato com formações e vivências no Mato Grosso, no que se refere ao meio ambiente. Pretendo colaborar com meu conhecimento e poder incentivar ideias de inovação para contribuir com os avanços ambientais e climáticos emergentes em nossa cidade atualmente.

 

Ana Cristina Gomes Dias

Representante de pcds e concelheira do ceas

 

Andréa Ferreira Sena

(Candidato deixou o espaço para breve apresentação e justificativa em branco)


Auricelio Pereira Ribeiro

(Candidato deixou o espaço para breve apresentação e justificativa em branco)

 

Benedito Wellington Cunha Pereira

Sou Benedito Cunha, militante do direito humano ao meio ambiente. Em minha trajetória participei de várias iniciativas, dentre elas a defesa da revitalização do rio Maranguapinho e conservação das lagoas de Fortaleza.


Camila Maria da Costa Gomes

Administradora, Especialista em ESG de Alto Impacto, em Gestão de Pessoas e Liderança, em Gestão de Projetos, em Gestão Pública e em Administração Patrimonial nas Organizações.
É estrategista em sustentabilidade para a Indústria pelo MIT.
Sócia fundadora da Difusa Consultoria e Gestão. 
Membro do Instituto Brasileiro de ESG – IBESG.
Foi servidora pública federal por 14 anos e soma 18 anos de experiência e atuação na área de gestão em empresas públicas e privadas nas áreas administrativa, operacional e comercial.
Foi Supervisora Ambiental do Plano de Educação Ambiental e Sanitária da Prefeitura de Fortaleza.
É coautora do livro jornada ágil de projetos pela editora Brasport. 
É docente de graduação e pós-graduação.
Também atua como Lean Agile Coach Professional e como mentora de negócios inovadores.

Justificativa:
Minha trajetória profissional reforça minha competência em desenvolver e implementar políticas públicas alinhadas aos princípios de governança e educação ambiental, com foco na inclusão, transparência e participação ativa da sociedade civil na construção de um futuro mais sustentável e equilibrado. Acredito que a integração entre educação ambiental e governança é essencial para promover transformações reais e duradouras.
Tenho me dedicado à implementação de estratégias sustentáveis que, além de atender às demandas empresariais, respeitam os limites ambientais e sociais. Essas práticas reforçam meu compromisso com uma governança ambiental inclusiva e participativa, onde a sociedade civil desempenha um papel central no processo de transformação. Com minha formação e experiência, estou comprometida em fortalecer esse processo, contribuindo para políticas públicas mais eficazes e acessíveis a todos.

 

Carlos Henrique Mendonça de Andrade

Carlos Henrique conselheiro de saúde do hospital da mulher e do CRS - III


Cosme Costa Lima

A luta por Garantias e defesa dos direitos sociais e humanos, uma militância infinita -SOS VIDAS, salve o meio ambiente, Salve a Natureza, Planeta Terra o pulmão do universo, principal fonte de vida à todos os seres e de elelentos naturais inacabados, um planeta de fontes de riquezas infinita para toda a humanidade de forma Universal.

 

Dávilla Maria de Morais Santos

Meu nome é Dávilla Morais, sou jornalista, mulher, mãe e ambientalista, com cinco anos de atuação na comunicação voltada para as temáticas ambientais. Atualmente, estou como assessora de comunicação do Instituto Terre des Hommes Brasil, onde desenvolvo iniciativas de advocacy e sensibilização pública em defesa dos direitos humanos e ambientais.

Estou engajada no Projeto Jovens como Protagonistas da Saúde Ambiental no Nordeste do Brasil, que promove a participação ativa de adolescentes e jovens em ações de preservação ambiental dentro dos territórios periféricos, mobilização por justiça climática e educação ambiental nas escolas. Um dos principais resultados desse trabalho é a articulação da Rede Reaver, uma rede formada por jovens do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. A Reaver luta contra o racismo ambiental e pela dignidade de vida nos territórios mais vulneráveis, promovendo ações concretas de conscientização, formação e ativismo nas comunidades.

Nascida e criada em Fortaleza, recentemente passei a residir em Caucaia, onde continuo meu compromisso com o fortalecimento das iniciativas ambientais. Participar da 1ª Conferência Estadual do Meio Ambiente é uma oportunidade para ampliar o alcance dessas pautas e contribuir para diálogos propositivos que garantam sustentabilidade, justiça climática e respeito aos direitos humanos no estado.

 

Edinaldo Felipe de Sousa

Sou educador social a 20 anos. Já desenvolve ações de educação ambiental na rede cuca e na Seuma com o projeto PEAS. Desenvolvo ações no região do grande Jangurussu

 

Enio Tarsom Paiva Sombra

Meu nome é Enio Sombra, tenho 45 anos e sempre morei em Fortaleza. Sou Biólogo, Professor de Biologia desde o ano 2000, e Consultor Ambiental desde 2009. Sou membro do Conselho Gestor do Parque do Cocó, membro do grupo que está elaborando o Plano Municipal de Educação Ambiental de Fortaleza - PMEAFOR e Conselheiro do Conselho Regional de Biologia da 5° Região - CRBio-05. Por estas prerrogaticas me considero apto para concorrer ao cargo de Delegado para a 1° Conferência Estadual do Meio Ambiente. 

 

Eudine de Almeida Costa

Podemos fazer projetos

 

Fernanda Cristiane Almeida Mattos

Sou Fernanda Cristiane Almeida Mattos, Turismóloga e Educadora Ambiental. Trabalho com projetos socioambientais desde 2015, atualmente desenvolvo um trabalho de monitoramento, análise e educação no Rio Ceará, Projeto da Fundação SOS Mata Atlântica e também dentro do Projeto Sesc Conversas Flutuantes. Acredito que tenho muito o que agregar como delegada na conferência, bem como trarei muitos ensinamentos para a mitigação dos impactos ambientais no Rio Ceará. Rio este de grande relevância na nossa história e que muitas vezes é deixado para trás, se faz necessário dar uma visibilidade maior para o rio e seus ribeirinhos, pescadores, marisqueiras e barqueiros. É portanto neste sentido que me coloco como candidata a delegada para que junto aos órgãos públicos traçamos políticas públicas de prevenção, proteção e manutenção dos nossos recursos naturais e sociais.

 

Fernanda de Oliveira Barros

Sou Fernanda de Oliveira Barros participo da Associação das pessoas com deficiência Bom Viver participando dos trabalhos que são desenvolvidos junto a comunicação para o bem estar e melhoria da população na qual reside e na cidade

 

Fernanda Matos Sousa

Moro no município a 64 anos


Francisca de lima

Sim

 

Francisca Liberata Holanda de Oliveira

(Candidato deixou o espaço para breve apresentação e justificativa em branco)

 

Francisca Margarida Mororó Barroso

Sou Francisca Margarida Mororó Barroso estou presente AAPEMCE associação dos Amigos E Pessoas com Deficiência do estado do Ceará, venho contribuir também com o meio ambiente que engloba toda a nossa existência e que vem sendo de forma aberta sendo desrespeitada quando se tem leis e quando os seus legisladores não respeitam nem as defenem , com isso trazendo grandes prejuízos a população.

 

Francisco Breno Gabriel Caitano

Jovem ativista engajado na pauta do meio ambiente há anos desenvolvendo iniciativas e ações coletivas com ênfase na sustentabilidade em conjunto com os setores da sociedade, órgãos governamentais do poder público e empresas do setor privado.


Francisco Idênio Pontes Correia

Como cidadão brasileiro e educador sou professor universitário servidor público e estarei levando minhas contribuições para melhoria do nosso meio ambiente fortalecendo assim as politicas públicas sociais


Francisco Magno Carneiro Lima

Sou Magno Lima aposentado moro em um bairro onde vivem cerca de 8 mil habitantes onde precisa URGENTEMENTE de educação habiantal pois existem vários pontos de reciclagem ♻️ que necessitam de apoios dos órgãos públicos.


Francisco Nilson Carvalho dos Santos

Sou Nillson Carvalho
Secretário geral da UNEGRO União de Negras e Negros Pela Igualdade
Trabalhamos na luta contra racismo ✊🏿
Conferência 3e oportunidade de levar as ideias dos que não tem voz e falar melhor sobre racismo ambiental

 

Gleucilene Maria Almeida Vasconcelos

(Candidato deixou o espaço para breve apresentação e justificativa em branco)


Hélio Félix dos Santos Neto

Olá, meu nome é Hélio Félix dos Santos Neto. Sou professor há exatos dez anos. Sou graduado em Química pela Universidade Estadual do Ceará, licenciado em Matemática pelo Centro Universitário FAVENI e pós-graduado em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico pela Faculdade Focus. Fiz todo o meu ensino médio em uma escola profissionalizante (EEEP de Itaitinga) e desde a época da graduação, sempre me interessei pela pauta ambiental, o que fez com que eu publicasse vários resumos e trabalhos em congressos regionais e nacionais, como CONAPESC, CBQ e SIMPEQUI, abordando as temáticas de biodiversidade, conservação ambiental, produção e tratamento de lixo, impactos ambientais, etc. Estou disposto a representar Fortaleza, munido de experiência e conhecimento para promover diálogos que visem um aprimoramento no que diz respeito à educação ambiental da população e demais preocupações que envolvam o tema ambiental.


Iolanda Mendes do Nascimento Silva

Me vejo como pessoa também fundamental.


Jameson Igor Custódio de Sousa

Meu nome é Jameson Sousa e sou Corretor de Imóveis e ambientalista com atuação em projetos de educação ambiental, conservação de recursos naturais ou gestão sustentável.

Minha candidatura como delegado para a 1ª Conferência Estadual do Meio Ambiente é fundamentada no meu compromisso com a preservação ambiental e no desejo de contribuir para a formulação de políticas públicas sustentáveis. Acredito que minha experiência e interesse em gestão de resíduos, energias renováveis, preservação da biodiversidade podem agregar valor às discussões e decisões estratégicas do evento, promovendo ações efetivas para um futuro mais sustentável.

 

Joana d' arc de Sousa oliveira

Só agente de cidadania diretora executiva da ame ceará liderança comunitária mora no Papicu ha 50 anos luto por meio ambiente melhor onde podemos respirar ar puro soldável .

 

João evangelista de Sousa

Além de participar gostaria de ser um dos delegados

 

João Batista Gomes Leal

Sou liderança e agente de cidadanias e sempre procuro participar das políticas públicas para melhoria da comunidade e município.

 

José Antonio dos Santos

Sou assessor da FETRAECE na área Agrária e Meio Ambiente e acompanhamos a produção de alimentos saudáveis pela Agricultura familiar em todo o estado do Ceará

 

José Fábio dos Santos Pereira

Sou defensor do meio ambiente e redução climáticas

 

Keila Leite Chaves

Sou mãe, militante na área da educação inclusiva e aluna do curso de Letras. Participo de várias pautas em relação aos grupos mais vulneráveis. Compreendo que somos todos responsáveis pela qualidade de vida de todos os seres vivos e da educação como uma importante ferramenta para essa formação crítica e cidadã.

 

Livea Andrade

(Candidato deixou o espaço para breve apresentação e justificativa em branco)

 

Magda Ferreira Queiroga

Sou residente de Fortaleza há 58 anos, enfermeira e artesã,tenho interesse de defender o meio ambiente trabalho com artesanato de reciclagem e poderei participar como delegado para dar minha participação e somar com os demais.

 

Maria Aparecida Costa Lima

Tenho disponibilidade de tempo,engajada em vários conselhos da sociedade civil, conselho de cultura, saúde, conselho regional de saúde conselho municipal da Participação Social, ONGs, instituto gotas , sou defensora popular junto a defensoria pública do Ceará, feminista. Atuante como liderança comunitária e todos os seguimentos citados, educadora social voluntária e já tive oportunidade de trabalhar na área por 4 anos via CLT e contratos, produtora cultural Periférica,
Hoje sigo atualmente como assessora parlamentar na Câmara dos vereadores de Fortaleza. Trabalho Dentro e fora da minha comunidade faço parcerias com trabalhos voltados ao meio ambiente buscando solução para nossa sociedade , atuante como agente de Cidadania do controle social buscamos melhorias e respostas dos órgãos públicos pra execução dos processos.

 

Maria da Graça de Oliveira Carlos

Mestre e Doutora em Administração de empresas, docente e pesquisadora no ensino superior. Escrevo sobre finanças sustentáveis, práticas de sustentabilidade e educação para as mudanças climáticas. Atuação como Líder climática ligada ao Climate Reality Project Brasil (Ong Internacional liderada pelo Nobel Al Gore) Ativista e voluntária em Grupos de Trabalho de Educação Climática e Impactos e Vulnerabilidades Climáticas pelo Climate Reality Brasil. Inspirada no Climate participei de projeto vitorioso realizando a proposta do PL, o advocacy e articulação necessárias a obtenção da submissão do Projeto de Lei 893/2023 protocolado pelo deputado Renato Roseno (PSOL) para incluir a educação climática no programa das Escolas Públicas do Estado do Ceará e que em julho de 2024 virou Lei: A LEI 18.955/2024.
Sou Voluntária em coletivos de Mulheres no Grupo Mulheres do Brasil, com atuação em educação para a sustentabilidade (clube de leitura e discussão) e justiça Ambiental (lives e entrevistas You tube). Sou ativista voluntária em Direitos Humanos.
Sou uma cidadã, quero, posso, estou comprometida com a pauta e preciso contribuir para engajar pessoas, seja por meio do ambiente formal, da escola, em qualquer idade; seja no ambiente informal, nas comunidades, em todos os níveis. Estou aqui e quero colaborar.

 

Maria de Fátima Oliveira Silva

Sou Maria de Fátima Oliveira Silva da Associação das pessoas com deficiência Bom Viver Brilhos Flores e sou pessoa com deficiência Visual. Trabalho com o social a mais de 30 anos sempre com o intuito de contribuir com a melhoria das políticas públicas na comunidade e na cidade

 

María Elda Pereira Medeiros

(Candidato deixou o espaço para breve apresentação e justificativa em branco)

 

Maria Eubenia de Sousa pinto

Sou Maria Eubenia de Sousa Pinto, professora de Geografia, especialista em Gestão da Educação e mestre em Climatologia pela Universidade Estadual do Ceará.

 

Maria francineide da Silva Araújo

Obrigada pelo oportunidade

 

Maria Gorete Alves Vidal

Desejo candidatar-me a delegada da 1a. Conferência do meio ambiente, porque tenho a contribuir como competente representação da periferia.

 

Maria Goreth de Vasconcelos

Sim desejo esta nessa conferência pare me eleger delegada e defender e assim fortalecer as politicas publicas e o controle social sensisibilizando e orientando efetevivando ações coletivas e publicas.

 

Maria Goreth Modesto e Silva

Faço parte do conselho municipal da participação social - CMPP. Onde Faço parte da comissão de meio ambiente.

 

Maria Irany de Oliveira

Sou liderança comunitária e agente de cidadania de Fortaleza, meio ambiente uma das principais bandeiras que defendo, Quero lançar propostas para contribuir com as melhorias ambientais

 

Maria Zildete de Souza Queiroz

Sou psicóloga, Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na Arquidiocese de Fortaleza, estou no Conselho Local, Conselho da SER III e no Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza. Defender o meio ambiente é urgente e necessário, para nossa saúde e do nosso planeta.

 

Moacir de Souza Júnior

Técnico de Nível Superior no Instituto Agropolos do Ceará, lotado na Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará/Projeto São José(SDA/PSJ) desenvolvendo atividades como desenvolvedor de cartilhas educativas para o público rural; organiza pautas educativas e administrativas para a agricultura familiar. Pós-doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutor em Educação pela Universidade da Madeira - UMa/Portugal. Mestre em Educação pela Universidade da Madeira - UMa/Portugal. Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE.

 

Nájila Rejanne Alencar Julião Cabral

Trabalho com educação ambiental há mais de 30 anos, integro à Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental - CIEA/CE, enquanto representante da minha instituição de origem: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

 

Patricia Martins Gonçalves

Patrícia Martins é artista de múltiplas linguagens, trabalha na área de
Educação, com ênfase em artes, permacultura e educação ambiental, em projetos
sociais e escolas públicas e privadas, é pesquisadora, doutora em Educação pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(2021), mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Processos
Socioeducativos e Práticas Escolares da Universidade Federal de São João del Rei -
Minas Gerais (2017) e possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela
Universidade Estadual do Ceará (2010).

 

Pedro Andre Nascimento Monteiro

(Candidato deixou o espaço para breve apresentação e justificativa em branco)

 

Pedro Henrique de Moura Silva

Me chamo Pedro Henrique. Sou técnico em Meio Ambiente desde 2012, formado pela EEEP Júlia Giffoni.

 

Poliana Patrícia Lacerda

(Candidato deixou o espaço para breve apresentação e justificativa em branco)

 

Raimunda Ivoney Rodrigues Maciel Lima

Sou Raimunda Ivoney Rodrigues Maciel Lima, 56 anos , casada, tenho um filho de 10 anos. Sou educadora há mais de 20 anos. Professora substituta na FECLESC\UECE com atuação na área de formação de professores e ensino de História. Justifico minha participação pela minha experiência na formação inicial das licenciaturas, aonde se constata a ausência da temática da Educação Ambiental. Isto, se torna alarmante, pelo imperativo dos desastres climáticos que já nos assolam e, que, infelizmente, não é tomado como tema transversal na escola básica.

 

Rita Maria Soares

Quero participar porque me preocupo bastante com meio ambiente, trabalho na área da saúde e é um assunto de grande importância para nossa população.

 

Rita Soares Pinheiro sombra

Funcionária Pública Federal, membro do PMEAFOR e Militante das causas ambientais, comunidade especiais, e população tradicinal.

 

Rosa Malena Castelo Branco

Rosa Malena Castelo Branco, Presidenta do Conselho de Saúde do Hospital da Mulher de Fortaleza, Coordenadora do Grupo Mulheres Que Se Amam,Conselheira Municipal dos Direitos da Mulher e membro da Comissão Intersetorial da Saúde da Mulher.

 

Sebastian Gabriel Brito Almeida

Defesa da Natureza, ambiente que habitam todos os seres vivos no planeta Terra.

 

Soraia Veras Bezerra Pinheiro

Sou fiscal de controle urbano e vigilância sanitária. Atuando e estudando sobre mudanças climáticas , resíduo sólidos e outros.

 

Thaís Chaves da Silva

Sou uma mulher branca, 34 anos, natural da cidade de Fortaleza. Graduada em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Ceará e Mestra em Ciências Marinhas Tropicais pela mesma instituição de ensino. Atualmente, faço parte da ONG Aquasis, instituição que atua com pesquisa e conservação de espécies ameaçadas de extinção, dentre elas o boto-cinza (Sotalia guianensis), Patrimônio Natural do Município de Fortaleza. Gostaria de participar da conferência para pautar observações acerca da experiência como moradora e profissional da área ambiental em Fortaleza, em relação à Educação Socioambiental.

 

Wesley Gomes Ferreira

Foi professor substituto de Escolas do Estado do Ceará e da prefeitura de Fortaleza, hoje faço parte do Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Ceará onde minhas pesquisas estão dentro da área de abordagem do evento, tenho bolsa de estudos que me fazem me dedicar e querer ainda mais estar no antro das discussões para conseguir obter resultados e futuras saidas. Gostaria de me candidatar pois estou feliz em poder somar a luta, e poder retribuir com o aporte científico e acadêmico.

 

Weyne Rider Alves Ferreira

Componho um projeto vinculado ao ministério do meio ambiente de centros de educação e cooperação socioambiental no Ceará e temos visitados muitos territórios dialogando sobre soluções práticas que possam reduzir os impactos negativos sobre o meu ambiente, penso poder contribuir com qualidade nesse debate de construção de modelos inovadores de organicidade e convivência saudável com o meio ambiente na perspectiva da preservação dos espaços de vegetação e corpos d'água existentes em nossa cidade.