O Paisagismo e a Arquitetura Inovadora do Parque foram eleitas as melhores do mundo pelos prêmios LOOP Design Awards e Iconic Awards, respectivamente.

O projeto de requalificação do Parque Rachel de Queiroz, localizado no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza, foi eleito o melhor na categoria Paisagismo de parques e espaços abertos pelo prêmio LOOP Design Awards, um dos mais respeitados de Arquitetura e Design Mundial, e na categoria Arquitetura Inovadora, pelo Iconic Awards. Os anúncios foram realizados em setembro, em seleções que envolveram cerca de 1.400 projetos de vários países.

Segundo maior parque de Fortaleza, com 10 km de extensão, o Parque Rachel de Queiroz ocupa um espaço anteriormente utilizado como despejo irregular de lixo. O local teve sua primeira etapa de requalificação entregue pela Prefeitura Municipal de Fortaleza no início de 2022 e segue em obras.

Para a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo, a preocupação ambiental e a usabilidade do espaço pela população são alguns dos grandes diferenciais do Parque. “A concepção do projeto de urbanização do Rachel de Queiroz foi desenvolvida a partir do conceito de Parque Linear, utilizando o sistema viário existente como meio de conexão entre as áreas verdes que cortam diretamente oito bairros de Fortaleza. Outra ação que impactou de maneira positiva a área foi a implantação das Wetlands, que são microlagoas interconectadas que utilizam o sistema natural de tratamento de efluentes”, explica.

Financiada pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) por meio do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), a obra de requalificação do Parque Rachel de Queiroz é gerida pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

Obra do ano

Em abril de 2023, o Parque Rachel de Queiroz venceu os prêmios Obra do Ano de 2022 e projeto de Urbanismo pelo portal ArchDaily, um dos principais portais de arquitetura, urbanismo e design do mundo.