Ações aconteceram em diversos pontos da Capital, incluindo blitze, teatro ambiental e limpeza de praias.

O mês de junho em Fortaleza foi marcado por diversas ações de educação ambiental. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), aconteceu em diversos pontos da Capital, em alusão ao Mês do Meio Ambiente, celebrado mundialmente em 5 de junho.

Ao todo, foram mais de 200 atividades educativas realizadas, incluindo blitze, teatro ambiental, limpeza de praias, doação e plantio de mudas, workshop de plantio, pintura ambiental e outros, além de mil mudas doadas e plantadas. Cerca de cinco mil pessoas, entre educadores ambientais e voluntários, participaram das ações, durante todo o mês.

A secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo, explica que o foco das ações foi sensibilizar e incentivar a comunidade a promover saúde ambiental dentro da Capital.

“Sabemos que o bem-estar na cidade está ligado a fatores naturais, como o clima, cobertura vegetal e qualidade do ar, por exemplo, e o zelo por esses recursos é um dever de todos. Este ano, conseguimos quase quintuplicar o engajamento da população nas ações pelo Mês do Meio Ambiente e isso é resultado da política ambiental que a Prefeitura de Fortaleza vem realizando, de forma sistemática”, comemora a gestora.

Política ambiental

Pautada no equilíbrio entre o meio natural e meio construído, a política ambiental da Prefeitura de Fortaleza mantém, de forma ordenada, uma série de ações pela cidade. Contribuindo com o Plano de Arborização de Fortaleza, a Prefeitura realiza os projetos “Árvore na minha calçada”, “Sementinha” e “Uma Criança, Uma Árvore”.

Somadas a estas, a Prefeitura, por meio da Seuma, estende ações ambientais também aos parques urbanos e unidades de conservação. Além disso, a rede de sistemas naturais de Fortaleza tem sido requalificada com a instalação de microparques.

Os recursos hídricos da cidade também recebem atenção permanente por meio de iniciativas como o “Se Liga na Rede”, a Vídeo Inspeção de Galerias Pluviais, a Captação em Tempo Seco e o Monitoramento da Qualidade da Água.

Enquanto atua de forma efetiva, a Prefeitura incentiva, ainda, instituições a fazerem o mesmo diante de certificações ambientais, como o Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente e o Fator Verde. A ideia é reconhecer as práticas sustentáveis de empresas que atuam na Capital.