jose firmiano de sousa filho engenheiroEngenheiro Civil nas áreas de Urbanismo e Transporte, licenciado pelo Instituto Superior Técnico  de Lisboa (IST), em 1977.

Funcionário da Prefeitura de Fortaleza desde 1980, lotado na Superintendência de Planejamento do Município (Suplam). Em 1988, foi nomeado para o cargo de Secretário da Secretaria de Transporte do Município de Fortaleza.

No município, foi nomeado para diversos cargos de chefia no âmbito do planejamento urbano, permanecendo doze anos como Chefe da Equipe de Circulação de Transporte, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Infraestrutura (Seinfra) e da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Foi membro das equipes que elaboraram o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Fortaleza (PDDU), que entrou em vigor em 1992, e a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), em vigor desde 1996.

Foi também Diretor de Planejamento Urbano na Superintendência Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), entre 1995 e 1996.

Atualmente, compõe a equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano (Courb), da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).