Em maio de 2014, foi lançado o Plano de Arborização de Fortaleza, iniciativa do Poder Público Municipal para incentivar, de maneira ordenada e sistematizada, os plantios em Fortaleza.

O Plano é o instrumento de planejamento das ações de arborização na cidade de Fortaleza, com metas estabelecidas para curto, médio e longo prazo. Ele possui caráter participativo, com a contribuição da sociedade civil, em especial, com empresas de iniciativa privada. Sua execução é realizada de maneira integrada entre os órgãos da Prefeitura que, direta ou indiretamente, são responsáveis pelo planejamento, execução e manutenção do verde na cidade. Além disso, diversas empresas de iniciativa privada são importantes parceiros na doação, nos plantios e na manutenção das árvores.

O Plano de Arborização possui diversas vertentes de atuação, com 6 principais Projetos em destaque:Plano de Arborização Praça João Dummar

1) Árvore na Minha Calçada

A ideia do Projeto é ampliar a cobertura arbórea da nossa Cidade a partir do incentivo e do interesse da população com relação a ter uma árvore e ser responsável, junto com a Prefeitura, por cuidar dessa planta. A objetivo é que poder público e a sociedade sejam parceiras em um projeto comum: ampliar e cuidar do nosso verde.

Os interessados devem entrar em contato e se cadastrarem por meio do Canal da SEUMA, por meio de telefone 3452-6910, WhatsApp 8814-3849 ou pelo e-mail plano.arborizacao@seuma.fortaleza.ce.gov.br

Outras informações disponíveis em https://urbanismoemeioambiente.fortaleza.ce.gov.br/servicos/118-arvore-calcada.

2) Uma Criança, Uma Árvore

O projeto incentiva a relação afetiva das famílias e a responsabilidade com a arborização na cidade. Consiste na entrega de uma muda nativa, frutífera ou ornamental para as famílias de cada criança que nascer nos hospitais participantes (Hospital e Maternidade Zilda Arns Neumann, Hospital Distrital Gonzaga Mota, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital José Martiniano de Alencar e Hospital e Maternidade Assis Chateaubriand). O projeto foi lançado no dia 21 de Setembro de 2016 - Dia Nacional da Árvore, pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente - SEUMA e pela Secretaria Municipal de Saúde - SMS, no Hospital da Mulher. A SEUMA disponibiliza as mudas às equipes de Serviço Social dos hospitais e maternidades, que informam às famílias sobre o projeto. Aquelas que aderirem, recebem a muda e um material informativo com orientação sobre o plantio e cuidado com a árvore seguindo o Manual de Arborização.

3) Doação de Mudas na Ciclofaixa

Iniciada em setembro de 2014, a Ciclofaixa de Lazer amplia em ruas e avenidas de Fortaleza o espaço exclusivo para bicicletas e acontece em todos os domingos desde então. O percurso inicial ligava o Parque do Cocó ao Passeio Público e tinha cerca de 10 quilômetros de extensão, contando com a participação de, aproximadamente, quatro mil pessoas por edição. Atualmente, além do percurso do Parque do Cocó/Passeio Público, a Ciclofaixa de Lazer foi ampliada e disponibiliza percurso abrangendo o Montese, Antônio Bezerra e Beira Mar. Em um dos pontos de apoio da ciclofaixa ocorre a doação de mudas nativas, ornamentais e frutíferas.

4) Reciclando Atitudes nas Escolas

O projeto iniciou em janeiro de 2015. Suas atividades consistem em realizar palestras, oficinas e seminários educativos promovidos pela equipe de Educação Ambiental da Coordenadoria de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza - SEUMA. O projeto é desenvolvido nas escolas estaduais e municipais de Fortaleza, como também nas escolas particulares da cidade. Durante as palestras e oficinas são abordados temas ligados ao Meio Ambiente, objetivando a sensibilização dos alunos, professores e demais funcionários das escolas quanto aos cuidados com a cidade. Também são entregues materiais educativos próprios com conteúdo que aborda a economia de água, energia e outros recursos naturais, gestão adequada dos resíduos, a importância da arborização para a cidade, com incentivo a flora nativa. Além disso, são realizados plantio e distribuição de mudas de espécies nativas, frutíferas e ornamentais, de acordo com a disponibilidade de espaço na escola.

Deseja uma ação de doação e/ou plantio de mudas em sua escola? Entre em contato pelo telefone 3452-6910 ou por e-mail plano.arborizacao@seuma.fortaleza.ce.gov.br

5) Doação de Mudas Arbóreas Semi-Adultas na Seuma

De segunda à sexta, de 8 às 11h30, há disponibilidade de mudas Arbóreas Semi-Adultas para doação na SEUMA. Os interessados devem solicitar e fazer, com antecedência, agendamento do recebimento na SEUMA com a equipe da Coordenadoria de Políticas Ambientais - CPA, por meio de telefone 3452-6910 ou por e-mail plano.arborizacao@seuma.fortaleza.ce.gov.br. Na entrega, que é realizada no Banco de Mudas próprio na Secretaria, os solicitantes recebem orientações de como realizar o plantio e os cuidados necessários para a correta manutenção.  Após a entrega, o solicitante assina um Termo de Recebimento em que confirma o atendimento da solicitação, bem como se compromete a dar os devidos cuidados com as mudas.

6) Troca de Mudas por Recicláveis

A SEUMA incentiva, além dos cuidados com a arborização, a coleta seletiva. Por isso, em diversos eventos em que a SEUMA participa, há o serviço de doação de mudas mediante troca por recicláveis. Nesse momento, também é feita uma abordagem educativa para sensibilização quanto à importância da coleta seletiva e quanto aos cuidados com as plantas.

7) Projeto Sementinha

O Sementinha foi lançado dia 21 de setembro de 2022, e até 2024 será implantado nas mais de 600 escolas municipais, beneficiando mais 239.158 alunos matriculados. O projeto, de maneira análoga às sementes, têm a função de perpetuar e multiplicar ações que incentivam boas práticas de cuidado com o meio ambiente. A proposta desse projeto é o aprendizado multidisciplinar a partir da experiência prático-didático de Workshop de plantio de árvores frutíferas com alunos em todas as escolas da Rede de Ensino Municipal. O projeto visa plantar pelo menos três árvores frutíferas em todas as escolas da Rede de Ensino Municipal, contribuindo com a segurança alimentar e nutricional dos estudantes, ao mesmo tempo em que fortalece a educação ambiental nas escolas e a arborização da cidade. As temáticas ambientais são abordadas em sala de aula usando como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) disponíveis aos professores por meio da cartilha do projeto.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Consulta Pública do Plano de Arborização

Instrução Normativa - Autorização de Supressão Vegetal

Lista de Árvores Imunes ao Corte

Manual de Arborização

Plano de Arborização de Fortaleza - Plano de Trabalho

Plano de Arborização - Ações Continuadas

Plano de Arborização - Apresentação

Plano de Arborização - Plantio

Plano de Arborização - Linha do Tempo

Plano de Arborização - Projeto Sementinha 

Resultados Plano de Arborização 2013-2021