Em maio de 2014, foi lançado o Plano de Arborização de Fortaleza, iniciativa do Poder Público Municipal para incentivar, de maneira ordenada e sistematizada, os plantios em Fortaleza.

O Plano é o instrumento de planejamento das ações de arborização na cidade de Fortaleza, com metas estabelecidas para curto, médio e longo prazo. Ele possui caráter participativo, com a contribuição da sociedade civil, em especial, com empresas de iniciativa privada. Sua execução é realizada de maneira integrada entre os órgãos da Prefeitura que, direta ou indiretamente, são responsáveis pelo planejamento, execução e manutenção do verde na cidade. Além disso, diversas empresas de iniciativa privada são importantes parceiros na doação, nos plantios e na manutenção das árvores.

O Plano de Arborização possui diversas vertentes de atuação, com 6 principais Projetos em destaque:Plano de Arborização Praça João Dummar

1) Árvore na Minha Calçada

A ideia do Projeto é ampliar a cobertura arbórea da nossa Cidade a partir do incentivo e do interesse da população com relação a ter uma árvore e ser responsável, junto com a Prefeitura, por cuidar dessa planta. A objetivo é que poder público e a sociedade sejam parceiras em um projeto comum: ampliar e cuidar do nosso verde.

Os interessados devem entrar em contato e se cadastrarem por meio do Canal da SEUMA, por meio de telefone 3452-6910 ou pelo e-mail plano.arborizacao@fortaleza.ce.gov.br

Outras informações disponíveis em https://urbanismoemeioambiente.fortaleza.ce.gov.br/servicos/118-arvore-calcada.

2) Uma Criança, Uma Árvore

O projeto incentiva a relação afetiva das famílias e a responsabilidade com a arborização na cidade: consiste na entrega de uma muda nativa, frutífera ou ornamental para as famílias de cada criança que nascer nos hospitais participantes (Hospital da Mulher, Gonzaguinha de Messejana, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital José Martiniano de Alencar e Maternidade Escola).  O projeto foi lançado no dia 21 de Setembro de 2016 - Dia Nacional da Árvore, pela Secretaria do Urbanimos e Meio Ambiente - SEUMA e pela Secretaria Municipal de Saúde - SMS, no Hospital da Mulher.  A SEUMA disponibiliza as mudas às equipes de Serviço Social dos hospitais e maternidades, que informam às famílias sobre o projeto. Aquelas que aderirem, recebem a muda e um material informativo com orientação sobre o plantio e cuidado com a árvore seguindo o Manual de Arborização.

3) Doação de Mudas na Ciclofaixa

Iniciada em setembro de 2014, a Ciclofaixa de Lazer amplia em ruas e avenidas de Fortaleza o espaço exclusivo para bicicletas e acontece em todos os domingos desde então. O percurso inicial ligava o Parque do Cocó ao Passeio Público e tinha cerca de 10 quilômetros de extensão, contando com a participação de, aproximadamente, quatro mil pessoas por edição. Atualmente, além do percurso do Parque do Cocó/Passeio Público, a Ciclofaixa de Lazer foi ampliada e disponibiliza percurso abrangendo o Montese, Antônio Bezerra e Beira Mar.

4) Reciclando Atitudes nas Escolas

O projeto iniciou em janeiro de 2015. Suas atividades consistem em realizar palestras, oficinas e seminários educativos promovidos pela equipe de Educação Ambiental da Coordenadoria de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza - SEUMA. O projeto é desenvolvido nas escolas estaduais e municipais de Fortaleza, como também as escolas particulares da cidade.  Durante as palestras e oficinas são abordados temas ligados ao Meio Ambiente, objetivando a sensibilização dos alunos, professores e demais funcionários das escolas quanto aos cuidados com a cidade. Também são entregues materiais educativos próprios com conteúdo que aborda a economia de água, energia e outros recursos naturais, gestão adequada dos resíduos, a importância da arborização para a cidade, com incentivo a flora nativa. Além disso, são realizados plantio e distribuição de mudas de espécies nativas, frutíferas e ornamentais, de acordo com a disponibilidade de espaço na escola.

Deseja uma ação de doação e/ou plantio de mudas em sua escola? Entre em contato pelo telefone 3452-6910 ou por e-mail plano.arborizacao@fortaleza.ce.gov.br

5) Doação de Mudas na Seuma

De segunda à sexta, de 8 às 11h30, há disponibilidade de mudas para doação na SEUMA. Os interessados devem solicitar e fazer, com antecedência, agendamento do recebimento na SEUMA com a equipe da Coordenadoria de Políticas Ambientais - CPA, por meio de telefone 3452-6910 ou por e-mail plano.arborizacao@fortaleza.ce.gov.br. Na entrega, que é realizada no Banco de Mudas próprio na Secretaria, os solicitantes recebem orientações de como realizar o plantio e os cuidados necessários para a correta manutenção.  Após a entrega, o solicitante assina um Termo de Recebimento em que confirma o atendimento da solicitação, bem como se compromete a dar os devidos cuidados com as mudas.

6) Troca de Mudas por Recicláveis

A SEUMA incentiva, além dos cuidados com a arborização, a coleta seletiva. Por isso, em diversos eventos em que a SEUMA participa, há o serviço de doação de mudas mediante troca por recicláveis. Nesse momento, também é feita uma abordagem educativa para sensibilização quanto à importância da coleta seletiva e quanto aos cuidados com as plantas.

Consulta pública para revisão do Plano Municipal de Arborização de Fortaleza

Manual de Arborização