A Plataforma Reciclando Atitudes é uma aposta de mudança de atitudes do cidadão para com a cidade. Uma proposta de mudança cultural. Propõe-se uma nova maneira de relacionamento do cidadão com Fortaleza, com suas potencialidades e seus desafios. A Educação Ambiental é a principal ferramenta, mas não é a única, para a implementação de ações sustentáveis e novas atitudes no processo de construção de uma Fortaleza compartilhada e gentil.  A Plataforma Reciclando Atitudes é formada por ações continuadas e projetos:

Reciclando Atitudes na Cidade

O carro chefe do Reciclando Atitudes na Cidade é a requalificação de espaços urbanos deteriorados pelo descarte inadequado de resíduos, geradores de “pontos de lixo”. Escolhe-se um “ponto de lixo”, promove-se a retira-da dos resíduos, há a construção ou reconstrução da calçada local, pintura de meio fio, plantio de árvores e ajardinamento, finalizando-se a requalificação com palestras temáticas ou rodas de conversa nas adjacências do antigo ponto de lixo e com a pintura de um mural, com o mote: “No lugar de lixo, árvores e flores”.

Reciclando Atitudes nas Escolas com implantação de Espaços Reciclando Atitudes e Coletores PEV's

Reciclando Atitudes nas Escolas conta com palestras, rodas de conversa com temáticas ambientais e implantação de espaços reciclando atitudes e coletores PEV's nas unidades escolares - em especial da rede pública de ensino. Público de interesse: alunos, pais, professores e funcionários das escolas municipais ou da iniciativa privada / Principais parceiros: Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Associações ou Cooperativas de Reciclagem de Fortaleza.

• ·Espaços Reciclando Atitudes e Coletores PEV's

Articulação, mobilização, sensibilização e implantação de ilhas coletoras para entrega voluntária de recicláveis. Principais parceiros: Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Ecofor Ambiental, Sindiônibus e Socicam. Cinco (5) escolas da Rede Municipal de Ensino, de Fortaleza, já foram beneficiadas com o Projeto PEV’s:

• Escola Municipal Antônio Sales;
  • Escola Municipal Dois de Dezembro;
  • Escola Municipal Professor Joaquim Francisco de Sousa Filho;
  • Escola Municipal Narciso Pessoa de Araújo;
  • Escola Municipal Tertuliano Cambraia.

Reciclando Atitudes nas Praias Rios e Lagoas

Consiste na articulação, mobilização, roda de conversa, abordagem lúdica, informativa e participativa, troca de mudas por recicláveis, blitzes educativas e catação de resíduos nas praias e entorno de rios e lagoas da cidade. Inicia-se com uma roda de conversa, após, com a participação da população presente, promove-se a limpeza e a troca de mudas por recicláveis. Essas ações podem contar ainda com a parceria de órgãos municipais, estaduais e federais, além de empresas e organizações da sociedade civil com interesse nas questões ambientais.

Reciclando Atitudes nas Áreas Verdes e Unidades de Conservação

A sensibilização para com as áreas verdes da Cidade se dá pela realização de palestras, rodas de conversa e oficinas com trilhas guiadas, realizadas por técnicos da SEUMA e parceiros, em áreas verdes e Unidades de Conservação. Principais parceiros: Escolas, Universidades, URBFOR, organizações sociais e sociedade civil.

Reciclando Atitudes com os Catadores

Articulação, mobilização, capacitação, cessão de veículos (caminhão baú e moto cargueira) para traslado de recicláveis, doação dos recicláveis arrecadados nos PEV's e em atividades da Célula de Educação Ambiental. Promove-se o incremento de renda com a inserção das Associações de Catadores no serviço de coleta em grandes eventos.

Reciclando Atitudes com Entidades Religiosas

Articulação, mobilização, reuniões, rodas de conversa, palestras, sensibilizações e ações porta a porta são realizadas em parceria com entidades religiosas com o apoio de seus líderes espirituais. Cristãos, evangélicos, espíritas, praticantes de religiões de matrizes afro são contatados e engajados em campanhas e ações socioambientais da Prefeitura de Fortaleza.

Reciclando Atitudes nos Espaços Públicos

Articulação, mobilização, reuniões, rodas de conversa, palestras e sensibilizações. O principal parceiro também é o munícipe. Principais parceiros: Todas as Sec. Regionais, Secretarias de Saúde, Educação, Turismo, Cultura e Urbfor / Outros parceiros: Coordenadoria das Secretarias Regionais (Coareg), Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor), Ecofor Ambiental, dentre outros órgãos municipais e entidades da sociedade civil.

Mapa das Associações de Catadores