A Plataforma Reciclando Atitudes é uma aposta de mudança de atitudes do cidadão para com a cidade. Uma proposta de mudança cultural. Propõe-se uma nova maneira de relacionamento do cidadão com Fortaleza, com suas potencialidades e seus desafios. A Educação Ambiental é a principal ferramenta, mas não é a única, para a implementação de ações sustentáveis e novas atitudes no processo de construção de uma Fortaleza sustentável, compartilhada e gentil.

A Plataforma Reciclando Atitudes é formada por ações continuadas e projetos:

1) Reciclando Atitudes nas Escolas com implantação de Espaços Reciclando Atitudes e Coletores PEV's

O Reciclando Atitudes nas Escolas consiste em palestras, rodas de conversa com temáticas ambientais e implantação de espaços reciclando atitudes e coletores PEV's nas unidades escolares, em especial escolas da rede pública de ensino. O público de interesse são alunos, pais, professores e funcionários das escolas municipais ou da iniciativa privada. Os principais parceiros são Secretaria Municipal de Educação (SME) e as Associações ou Cooperativas de Reciclagem de Fortaleza.

Implantação de Espaços Reciclando Atitudes e Coletores PEV's

Integra a articulação, mobilização, sensibilização e implantação de ilhas coletoras para entrega voluntária de recicláveis em escolas da Rede Municipal de Ensino. Os materiais arrecadados são doados para catadores ou associações de catadores da comunidade no entorno. Os principais parceiros são Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Ecofor Ambiental e Socicam. As escolas da Rede Municipal de Ensino, de Fortaleza, que já foram beneficiadas com o Projeto PEV’s:

  • ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO SALES – R. Taváres Iracema, 675 - Rodolfo Teófilo;
  • ESCOLA MUNICIPAL DOIS DE DEZEMBRO – Av. Francisco Sá, 4666 - Barra do Ceará;
  • ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOAQUIM FRANCISCO DE SOUSA FILHO – R. Joaquim Marques, 2 - Pres. Kennedy
  • ESCOLA MUNICIPAL NARCISO PESSOA DE ARAÚJO – Av. Gen. Osório de Paiva, 4841 - Canindezinho;
  • ESCOLA MUNICIPAL TERTULIANO CAMBRAIA – Rua Monsenhor Rosa, 946 - Carlito Pamplona;
  • ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA – R. Tereza Cristina, 112 - Centro;
  • ESCOLA MUNICIPAL SÃO RAFAEL - R. Dos Tabajaras, 224 - Praia de Iracema;
    ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA FERNANDA MARIA DE ALENCAR COLARES - Av. Professor José Arthur de Carvalho, 1540 - Lagoa Redonda.
  • ESCOLA MUNICIPAL FREI TITO DE ALENCAR LIMA - Av. Dioguinho, 5925 - Praia do Futuro II
  • ESCOLA MUNICIPAL PROFª AÍDA SANTOS SILVA - Av. Trajano de Medeiros, 813 - Vicente Pinzón
  • ESCOLA MUNICIPAL WASHINGTON SOARES - R. do Corrente, 400 - Edson Queiroz Leoneide – 996315081
  • ESCOLA MUNICIPAL PROFª ANTONIETA CARLS - R. Monsenhor Salazar, 1480 – Pio XII
  • ESCOLA MUNICIPAL MARCOS VALENTIM PEREIRA DE SOUZA - R. Freire Alemão, 91 – Itaperi
  • ESCOLA MUNICIPAL JONATHAN DA ROCHA ALCOFORADO - R. Maria Gomes de Sá, 1030 – Mondubim
  • ESCOLA MUNICIPAL HAROLDO JORGE BRAUN VIEIRA - Av. Lauro Vieira Chave, s/n - Vila União
  • ESCOLA MUNICIPAL FILGUEIRAS LIMA - Av. dos Expedicionários,3910 - Jardim América
  • ESCOLA MUNICIPAL PROF. JOSÉ MILITÃO DE ALBUQUERQUE - R. 1145, 14 - 4° etapa - Conjunto Ceará
  • ESCOLA MUNICIPAL HERBERT DE SOUSA - R. Urucutuba, 1599 - Parque Santa Cecília
  • ESCOLA MUNICIPAL GEISA FIRMO GONÇALVES - R. Zuleica Pontes, 1260 - Planalto Ayrton Senna
  • ESCOLA MUNICIPAL PROF. JOSÉ CIRIO PEREIRA FILHO - R. Quartzo Rosa, 100 - Jardim Jatobá
  • ESCOLA MUNICIPAL PROF.MANUEL EDUARDO PINHEIRO CAMPOS - R. Miriú, 500 – Sabiaguaba
  • ESCOLA MUNICIPAL PROFª MªANTONEZIA MEIRELES DE SÁ - R. Coronel Virgilio Tavora, 1340 – Barroso
  • ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO DE MOURA MATOS - Av. Dois de Maio, 1300-Passaré

2) Reciclando Atitudes nas Praias Rios e Lagoas

Consiste na articulação, mobilização, roda de conversa, abordagem lúdica, informativa e participativa, troca de mudas por recicláveis, blitzes educativas e catação de resíduos nas praias e entorno de rios e lagoas da cidade. Inicia-se com uma roda de conversa, após, com a participação da população presente, promove-se a limpeza e a troca de mudas por recicláveis. Essas ações podem contar ainda com a parceria de órgãos municipais, estaduais e federais, além de empresas e organizações da sociedade civil com interesse nas questões ambientais.

3) Reciclando Atitudes nas Áreas Verdes e Unidades de Conservação

A sensibilização para com as áreas verdes da Cidade se dá pela realização de palestras, rodas de conversa e oficinas com trilhas guiadas, realizadas por técnicos da SEUMA e parceiros, em áreas verdes e Unidades de Conservação. Os principais parceiros são Escolas, Universidades, URBFOR, organizações sociais e sociedade civil.

4) Reciclando Atitudes com Entidades Religiosas

As atividades consistem em sensibilizações e ações porta a porta realizadas em parceria com entidades religiosas com o apoio de seus líderes espirituais. Cristãos, evangélicos, espíritas, praticantes de religiões de matrizes afro são contatados e engajados em campanhas e ações socioambientais da Prefeitura de Fortaleza.

5) Reciclando Atitudes nos Espaços Públicos

Todos os demais locais públicos não especificados nos projetos anteriores da plataforma são contemplados no Reciclando Atitudes nos Espaços Públicos, através da articulação, mobilização, reuniões, rodas de conversa, palestras e sensibilizações. O principal parceiro é o munícipe. Demais parceiros são Todas as Secretarias Regionais, Secretarias de Saúde, Educação, Turismo, Cultura e Urbfor. Outros parceiros: Coordenadoria das Secretarias Regionais (Coareg), Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor), Ecofor Ambiental, dentre outros órgãos municipais e entidades da sociedade civil.

6) Reciclando Atitudes na Cidade

O destaque do Reciclando Atitudes na Cidade é a requalificação de espaços urbanos deteriorados pelo descarte inadequado de resíduos, geradores de “pontos de lixo”. Escolhe-se um “ponto de lixo”, promove-se a retirada dos resíduos, há a construção ou reconstrução da calçada local, pintura de meio fio, plantio de árvores e ajardinamento, finalizando-se a requalificação com palestras temáticas ou rodas de conversa nas adjacências do antigo ponto de lixo e com a pintura de um mural, com o mote: “No lugar de lixo, árvores e flores”.

7) Reciclando Atitudes com os Catadores

O Reciclando Atitudes com os Catadores é a articulação, mobilização, capacitação, cessão de veículos (caminhão baú e moto cargueira) para traslado de recicláveis, doação dos recicláveis arrecadados nos PEV's e em atividades da Célula de Educação Ambiental. Promove-se o incremento de renda com a inserção das Associações de Catadores no serviço de coleta em grandes eventos.

Conheça as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Fortaleza:

Localização das Associações de Catadores

Contato das Associações de Catadores

Conheça mais a Plataforma Reciclando Atitudes

 

A equipe de Educação Ambiental da SEUMA se disponibiliza para parcerias e atividades educativas em escolas, condomínios, igrejas, universidades e outros espaços.

Entre em contato conosco: 3452.6929 / 3452.6910

reciclando.atitudes@seuma.fortaleza.ce.gov.br