É nos Ecopontos onde a população pode ter acesso, desde 2016, ao benefício do programa Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia pela troca de resíduos recicláveis, resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a Enel Distribuição Ceará (Enel).
Para ter acesso aos benefícios, é simples. Basta que o fortalezense procure um dos ecopontos mais próximo, levando a conta da Enel, para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, é separar os resíduos recicláveis e levá-los até o ecoponto para pesagem, lembrando de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro. No ecoponto, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.
Materiais que geram crédito no Recicla Fortaleza
Os materiais que vão gerar crédito na conta de energia são vidro, metal, papel, plástico e outros, como na divisão abaixo:
- Vidro
- Embalagens de vidro, café solúvel e maionese, e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.
- Metal (Exceto Cobre)
- Ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.
- Papel
- Papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.
- Plástico
- Garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.
- Outros: Óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).
Materiais que NÃO geram crédito no Recicla Fortaleza
É preciso ter bastante atenção, pois, mesmo sendo recebidos nos ecopontos, não geram créditos no Recicla Fortaleza os seguintes materiais:
- Entulhos de obras de pequeno porte, cerâmicas ou porcelanas;
- Móveis, estofados, madeiras;
- Restos de podas de plantas;
- Papel sujo ou plastificado, embalagens de ovos, caixas de sabão em pó, embalagens aluminizadas e pneus.
Para saber mais sobre os Ecopontos e os seus endereços, clique aqui