Em março de 2022, o prefeito José Sarto assinou o decreto de criação do Gabinete de Governança Climática (GGC) em março de 2022. O objetivo é fortalecer o compromisso da Prefeitura de Fortaleza na promoção de iniciativas de preservação ao meio ambiente. O gabinete terá a participação de múltiplas secretarias e órgãos municipais, para acompanhar os índices conectados ao meio natural e propor ações efetivas.

Sob a coordenação da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), o Gabinete de Governança Climática atuará na concretização da política pública voltada à sustentabilidade, economia verde e redução das emissões de gases de efeito estufa. O núcleo ficará vigilante com as ações de arborização, promoção de tecnologias limpas, gestão de recursos e requalificações necessárias ao equilíbrio entre o espaço natural e o construído.

A criação do GGC está alinhada ao comprometimento da Prefeitura com importantes acordos internacionais em prol do meio ambiente como Race To Zero, Construindo Cidades Resilientes (MCR 2030) e C40 Cities, fortalecendo o protagonismo de Fortaleza nesta pauta.

O decreto destaca que “todos os planos, projetos, empreendimentos e iniciativas dos órgãos da Administração Direita e das entidades da Administração Indireta do Município que digam respeito à política pública de combate às mudanças climáticas deverão ser levados ao conhecimento do Gabinete de Governança Climática (GGC)”. O documento cita também o “acompanhamento e a avaliação dos impactos climáticos, sem prejuízo da iniciativa deste de requisitar informações necessárias, não cabendo ao Gabinete qualquer responsabilidade sobre as contratações”.