O Plano Local de Ação Climática (PLAC) é um documento que estabelece metas para o acompanhamento e estratégias para diminuição das emissões dos gases de efeito estufa em Fortaleza, buscando a neutralidade de carbono para o município. Neste contexto, são abordadas iniciativas para setores como transporte e mobilidade urbana, resíduos, edificações sustentáveis e energia.

Durante a elaboração do PLAC Fortaleza recebeu apoio técnico do ICLEI, por meio do projeto Urban LEDS II, utilizou a instância de participação social do FORCLIMA para debate das pautas e realizou diálogo com gestores de diferentes instituições e secretarias para validar e verificar metas e ações possíveis. O objetivo foi o cumprimento aos acordos internacionais para a sustentabilidade, em especial o Acordo de Paris, reafirmando o comprometimento da cidade no combate às emissões de GEE, à adaptação climática e ao refreamento do aquecimento global na busca de uma cidade mais resiliente e inclusiva.

Para fundamentação das metas do PLAC foram utilizadas informações dos estudos produzidos por Fortaleza, tendo como ponto de partida os Inventários de Emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), documentos nos quais se realiza o mapeamento, relato e monitoramento das fontes de emissão, e que são essenciais para o início do planejamento para a ação climática. 

A metodologia do PLAC se baseia na plataforma Green Climate Cities, que segue os princípios da ONU-Habitat, buscando o desenvolvimento sustentável baseado numa política de baixo carbono para os anos de 2040 e 2050. As metas foram trabalhadas nos eixos de Energia, Saneamento, Mobilidade e Resiliência.

Este não é o primeiro documento que Fortaleza elabora neste sentido. O PLAC é uma atualização do ‘Plano de Baixo Carbono de Fortaleza’, também elaborado em parceria com o ICLEI em 2015 e do Plano de Ações para Redução das Pegadas de Carbono e Pegadas Hídricas da Cidade de Fortaleza, desenvolvido em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) 2017.

Também pode-se citar o ‘‘Sustainable Dialogue Lab (SD Lab - Laboratório de Diálogo Sustentável)’  ação conjunta com as universidades Northeastern University, da cidade de Boston, nos Estados Unidos e a Universidade de Fortaleza - UNIFOR, que avaliou as ações dos planos existentes integrando academia, juventude e o poder público. A atualização destes documentos por meio do PLAC reflete uma evolução nas ambições e estratégias de governança climática do município.

A PMF tem trabalhado para atingir as metas e objetivos elencados a longo prazo  em cada um dos eixos do PLAC. A além da assinatura de acordos internacionais como o Race to Zero, deve-se ressaltar ações como a criação do Gabinete de Governança Climática, que fortalece a atuação transversal entre as pastas municipais no cumprimento do PLAC, solidificando o compromisso da cidade em orientar-se para um desenvolvimento de baixo carbono como uma Política de Estado perene.

 

Documentos PLAC

Plano Local de Ação Climática de Fortaleza (PLAC) - 2020

Resumo do Plano Local de Ação Climática de Fortaleza (2020)

Vídeo Apresentação - Plano Local de Ação Climática de Fortaleza (2020)

 

Documentos Anteriores

Plano de Ação para redução das Pegadas de Carbono e Hídrica de Fortaleza (2017) - (ATUALIZADO PELO PLAC 2020)

Plano de Baixo Carbono de Fortaleza (2015) - (ATUALIZADO PELO PLAC 2020)